sábado, 29 de junho de 2013

Fotografia uma arte

"Á semelhança da música, a fotografia é uma arte universal falando também com mais força e de modo mais direto que as palavras." (MB)


 “De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório.” Henri Cartier-Bresson

Por definição, o termo fotografia tem origem grega, foto significa ‘luz’ e grafia, ‘escrever’ ou ‘gravar’, ou seja, a arte de registrar imagens a partir da ação da luminosidade em uma superfície sensível. Desde seu surgimento, a fotografia esteve a serviço da memória e da história enquanto documento familiar, capaz de eternizar momentos ritualísticos como nascimentos, batizados, aniversários, casamentos, formaturas, infância, adolescência, juventude, férias, festas ou até mortes.
Uma única fotografia do passado quando tomada no presente é capaz de traz a tona uma miríade de emoções por vezes cambiantes, fazendo-nos rir, chorar, ressentir e comover sentimentos perpassados por lembranças.
As mudanças
O mundo da fotografia tem sofrido uma verdadeira revolução no século 21 com o uso das tecnologias digitais, o que geralmente só os profissionais faziam, hoje todos e inclusive as crianças são chamadas a fazer. O ato de fotografar está mais popular e democrático do que nunca.
Atualmente no universo da fotografia percebe-se uma evolução em três diferentes direções fundamentais que são do analógico para o digital (máquinas fotográficas), do físico para o virtual (álbuns), e do massivo para o individual (personalização). Todo o processo de captação, armazenamento, impressão tem sido facilitada com a integração com as tecnologias da informação e comunicação. Os álbuns digitais como facebook, flickr e orkut são ferramentas poderosas de armazenamento e publicização da imagem fotográfica com inúmeros aplicativos. A fusão da câmera fotográfica ao aparelho celular representou uma íntima ligação do cotidiano familiar e a construção de suas memórias imagéticas de modo a forjar os documentos da história privada da família.
Em todos os momentos fazemos uso de tecnologias, tais como relógio, despertador, televisão, aparelho de cd e dvd, notebook e tantas outras tecnologias. O homem do século 21 pode ser denominado de homo tecnologus, pois, não mais conseguimos viver sem a tecnologia. Conclui-se, portanto, que a tecnologia está por toda parte, cabendo aos sujeitos do século 21 incorporar sabiamente tais ferramentas em sua prática cotidiana.
Lembranças renovadas
Todos os dias consumimos mais imagens do que alimentos, preferimos aqueles alimentos/imagens mais apimentados, salgados, gordurosos, doces ao invés de uma alimentação equilibrada e colorida. Logo tendemos a assistir a programas ou acessar sites sem qualquer valor nutricional ao nosso intelecto.
Mas o desafio é tornar em objeto de desejo o que se pretende que seja objeto de conhecimento, ou seja, os conteúdos da imagéticos dos site e fotografia serão objetos de conhecimento se forem, primeiro, ob-jetos de desejo. Mais do que fome, temos sede. E você tem sede de quê?

Para além de um ato prazeroso, fotografar é uma arte que captura um instante para uma eternidade na construção de histórias e memórias, trazendo à tona lembranças de um tempo, espaço ou de pessoas. Nestes termos, ao contemplar uma imagem fotográfica, relacionamos passado e presente, do momento do click ao acessar as imagens no computador ou internet, perpetuando um momento no tempo e no espaço para recordar o passado no presente traz consigo mais daquilo do que se vê. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário